Padrões No Laboratório.Qual O Seu Significado?
Por Bruno Rossigerente Mund
Edição Nº 13 - Março/Abril de 2005 - Ano 3
A água é o principal reagente usado no laboratório, mas uma das maiores dificuldades de quem necessita de água purificada é saber qual o tipo de água a utilizar.
Qualidade da água purificada pelos Sistemas Millipore de água para laboratório
A água é o principal reagente usado no laboratório, mas uma das maiores dificuldades de quem necessita de água purificada é saber qual o tipo de água a utilizar. Diversos organismos publicaram padrões de qualidade de água para o laboratório (Tabela 2). Essas organizações também desenvolveram padrões laboratoriais para, por exemplo, procedimentos de coleta de amostras, preparação de amostras e análises entre outros. Esses padrões fornecem meios de facilitar processos e permitir uma maior aceitação mútua de resultados entre os diferentes setores industriais. |
A Millipore estabeleceu suas próprias recomendações que levam em conta os diferentes requisitos de padrões nacionais e internacionais, bem como nossa experiência em produção de água para laboratório e necessidades de aplicações.
Essas recomendações dividem a água purificada para laboratório em 3 tipos diferentes, com diferentes especificações, diretamente relacionadas ao uso que se pretende dar a ela no laboratório. As especificações Millipore para esses 3 tipos diferentes de água para laboratório estão apresentadas na Tabela 1.
Tabela 2: Organizações que publicaram padrões de água para laboratório ASTM® International CAP NCCLS ISO® USP EP |
Recomendações da Millipore para Aplicações
· Água Tipo 3 é recomendada para aplicações não-críticas de laboratório, tais como lavagem de vidraria antes do procedimento final de enxágüe, banhos de aquecimento e autoclaves, etc.
· Água Tipo 2 é requerida para aplicações regulares de laboratório tais como tampões, soluções para controle de pH e preparação de meios de cultura microbiológicos, alimentação para analisadores clínicos e câmaras climáticas, preparação de reagentes para análise química ou síntese, alimentação de sistemas de água Tipo 1 (como os sistemas Milli-Q®), etc.
· Água Tipo 1 deve ser usada para aplicações críticas de laboratório tais como: preparação de fase móvel de HPLC; brancos e diluição de amostras em GC, HPLC, AA, ICP-MS e outras técnicas analíticas avançadas; preparação de tampões e meios de cultura para células de mamíferos, reagentes para biologia molecular, etc.
Esta divisão em 3 tipos de água foi feita por razões técnicas e práticas: · Para ajudar os usuários a selecionar o sistema de água apropriado para suas necessidades
· Para assegurar que a qualidade correta da água está sendo usada para realizar uma aplicação específica.
As recomendações de qualidade da água para laboratório da Millipore foram desenvolvidas para simplificar as definições de qualidade da água e facilitar o entendimento. Foram também elaboradas para atingir ou exceder os padrões e recomendações de organizações nacionais e internacionais.
O que são "Padrões"
Padrões são acordos documentados que contém especi-ficações técnicas para regras, orientações ou definições de características para assegurar que materiais, produtos, processos, métodos de análise ou serviços são adequados para seu propósito. Existem diversas organizações nacionais e internacionais que desenvolvem e publicam padrões cobrindo uma ampla variedade de áreas, desde contaminantes em água potável até preparação de amostras. Um número crescente de setores industriais está adotando padrões regulatórios destinados a aumentar a qualidade em geral, a confiabilidade e eficácia de produtos finais e processos de produção.